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A imagem circulou na internet e virou febre: nela a britânica Sarah Smith, 42 anos, mostra um surpreendente “antes e depois” do seu rosto que teria sido provocado exclusivamente pela água. Isso mesmo, segundo a divulgação do jornal “Daily Mail”, Sarah passou a beber 3 litros de água por dia e, após apenas um mês, as manchas do seu rosto sumiram, as rugas diminuíram e ela ainda emagreceu 1 quilo e perdeu 3,5 centímetros de cintura. Apesar de ouvir dos amigos que parece 10 anos mais jovem, para Sarah, os maiores benefícios foram para a saúde: ela sofria com dores de cabeça e má digestão constantes - que sumiram já na segunda semana. A nutricionista clínica Viviane Dalapicola confirma que existem, sim, vários benefícios no consumo adequado de água, inclusive para a estética. Além de melhorar a hidratação da pele, a água ajuda na eliminação de resíduos e toxinas e até no bom funcionamento intestinal - o que pode explicar o emagrecimento de Sarah. Mas antes de sair bebendo litros de água, é bom lembrar que excesso também pode ser prejudicial. “O exagero no consumo de água pode diluir demais o suco gástrico e, nos casos mais extremos, causar até hipertensão. Aquela recomendação de 2 a 3 litros de água por dia é um cálculo feito com base na recomendação diária de energia para um homem adulto com, em média, 70kg. Ou seja, não é o ideal para todos”, alerta. Cálculo Existem alguns cálculos que podem ser feitos para descobrir a quantidade de água de que cada um precisa (veja na tabela abaixo). “Quem sua muito e malha, vai precisar de um pouco mais. No verão, precisaremos de mais água que no inverno. E assim vemos a necessidade de cada pessoa”, diz Viviane. Nem todo mundo concorda com o cálculo, que deve ser feito por um nutricionista. Uma outra dica é verificar a coloração da urina - escura demais nunca é um bom sinal. Quanto devo beber de água? A água no corpo Quantidades adequadas Um corpo bem hidratado funciona melhor: facilita a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos, há uma boa produção de sucos digestivos, melhoria na circulação sanguínea e bom funcionamento do intestino. A pele e os cabelos ficam mais bonitos A falta A falta de água aumenta a concentração de resíduos e toxinas, pode provocar cãibras, reduz a produção de saliva e outras secreções e acaba diminuindo o nível de vitaminas solúveis em água Em excesso Exagerar na água também pode provocar inchaço, principalmente nos tornozelos e pés, diluição de sucos digestivos, aumento da pressão arterial, sobrecarga renal e até dilatação progressiva do estômago (bebendo muito de uma vez só) Quanta água eu preciso? Cálculo Apesar de ser polêmico, existe um cálculo que prevê a ingestão de 1ml para cada caloria diária necessária - quem precisa de 2 mil calorias/dia, deveria beber, em média, 2 litros. Outro cálculo existente é a de - em condições normais de repouso e temperatura – 30 a 35 ml por quilo: ou seja, uma pessoa de 70 quilos precisa de 2 a 2,5 litros de água por dia Mais que água Lembre-se: esta conta também inclui mais que água pura, leva em conta qualquer outro líquido ingerido: leite, sucos, chás, frutas e alimentos Diferente para cada pessoa Vários fatores influenciam esta conta: atividade física, idade, sexo, altura, taxa metabólica, transpiração, estação do ano e uso de substâncias diuréticas, por exemplo. Por isso, o cálculo deve ser feito por um nutricionista FONTE



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