NOTÍCIAS

Hoje são feitos exames da qualidade da água que sai dos sistemas de tratamento.

Há quase três meses, o governo de São Paulo capta a água do volume morto do Sistema Cantareira como alternativa para amenizar a crise no abastecimento de água no Estado, especialmente na capital. O volume morto, com 400 bilhões de litros de reserva, é a água que fica no fundo das represas, abaixo do nível de captação das comportas e que acumula sedimentos e, possivelmente, metais pesados.

De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a água distribuída à população está dentro dos parâmetros exigidos pelaportaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. A companhia informa que a água potável é analisada por laboratórios internacionais, que seguem as normas NBR ISO/IEC-17025 (determinantes dos requisitos que cada laboratório de calibração e ensaio deve apresentar) e são certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

football news

Ainda conforme a Sabesp, essa reserva técnica é utilizada há mais de 40 anos para abastecimento das cidades nas proximidades de Campinas, já que "é a água desse volume que é liberada das represas pelos rios que seguem até a região".

Segundo as especialistas em Toxicidade Ambiental e docentes do Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho), campus de Rio Claro, Maria Aparecida Marin Morales e Dejanira Franceschi de Angelis, as águas do Sistema Cantareira podem conter metais, no entanto, essas substâncias ficam acumuladas nos sedimentos, onde permanecem inertes até que as águas das chuvas intensas possam remobilizar esses elementos para a coluna d'água da represa.

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2014/08/06/e-prudente-analisar-a-condicao-da-agua-que-chega-as-casas-diz-especialista.htm



Veja Artigos Voltar para Home

CONTATO
sac@biowatersystem.com.br

SITE SEGURO

FORMAS DE PAGAMENTO
Formas de Pagamento

Os preços e promoções divulgados no site são válidos apenas para compras feitas pela Internet. Em caso de divergência, o preço válido seré o do Carrinho de Compras. Imagens meramente ilustrativas. Tel: (11) 3667-5842.
End: Rua Barra Funda, 957 - Barra Funda, São Paulo CEP: 01152-000

© 2014 Bio Water System • Todos os direitos reservados